São Miguel do Gostoso - Passeios

Fizemos dois passeios muito interessantes saindo de São Miguel: Tourinhos e Galinhos.

Tourinhos:
Tourinhos fica próximo de São Miguel do Gostoso, e se você estiver de carro dá para ir tranquilamente sozinho. A estrada é de terra, mas é bem sinalizada e fácil de chegar - aproximadamente 30 minutos.
É mais bonita que as praias da cidade, mas a infra-estrutura não é das melhores.
Logo que você chegar vai ver barracas de lona lotadas de gente e vendendo almoço, não recomendaria.
Sugestão certeira: entre na praia e caminhe para o seu lado direito, no pontal da praia existe um restaurante que chama A Tartuga. O lugar é agradável, tranquilo e tem um cardápio ótimo. O dono é um estrangeiro e o serviço é o melhor da praia. Lá sim você tem toda estrutura, mesas com sombras, banheiros, duchas.
Vá para passar o dia, sem pressa, caminhe, suba nas pedras, nade e aprecie o lindo por-do-sol.

Galinhos:
Para ir a galinhos é preciso contratar um passeio de bugue, pois além de ser bem mais longe, o caminho não é fácil para quem não conhece.
Contratamos a agência "Passeios em Gostoso", um bugue para 4 pessoas R$ 300,00.
O bugue passa na sua pousada perto das 9:00hs da manhã e retorna as 17:00hs. Todo o percurso (ou pelo menos a maior parte) é feito pela areia da praia, com algumas paradas para mergulho e fotos.
Todo o caminho tem parques eólicos, com hélices enormes, o que deixa a paisagem curiosa.
O caminho é longo, anda-se mais ou menos duas horas de bugue até chegar a Galinhos. Mas com algumas paradas e a paisagem deslumbrante você nem percebe. 
Abaixo, a Igreja do Marco do Descobrimento.
Antes de chegar a Galinhos fazemos uma parada para almoço, na Praia de Galos, em um restaurante que o guia indica. A comida é por quilo, mas o preço é honesto e a comida muito variada e saborosa.
Finalmente chegando a Galinhos, por volta das 13:00hs. Estávamos com um casal que queria fazer SUP, então ao invés de ficar nas barracas lotadas de turistas em frente a praia (igual a muitas que já tínhamos passado), resolvemos ir para a parte de trás, da lagoa, e aí tivemos uma grata surpresa.

Achamos uma pousada, chamada Amagali, que fazia day-use. A pousada é incrível, de frente para a lagoa, com piscina, espreguiçadeira, serviço de bar, tudo de bom e mais um pouco.
Estava vazio e calmo e pudemos aproveitar o dia na maior paz.
Passamos umas três horas por ali e voltamos correndo para pegar o por-do-sol na praia de Tourinhos.
É um passeio longo, um pouco cansativo, mas vale muito a pena ir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espaço Gastronômico - Borô - Alter do Chão - PA

São Miguel do Gostoso - Noite

Barra Grande - BA - Bar da Rô